sexta-feira, 27 de abril de 2012

Arroz




O arroz preferido aqui em casa é o parboilizado. O arroz integral só eu gosto. Comecei a misturar os dois tipos, mais do parboilizado. Para minha surpresa foi aprovado ... rsrs. 


Quinoa cozida
Além do arroz integral misturado ao arroz parboilizado, misturo também uma colher de sopa de sementes de quinoa (vitaminas B1, B2, B3, B6, C e E) e cozinho tudo. 



Uso no arroz açafrão, ou colorau, ou espinafre ou brocólis. Com o espinafre faço assim, higienizo as folhas e talos do espinafre (poucas folhas e talos), bato no liquidificador, cozinho o arroz nessa água, com o espinafre bem miudinho, idem com o brocólis. O arroz fica verdinho e muito gostoso!

Petitchef
O açafrão deixa o arroz amarelinho e o colorau deixa o arroz vermelhinho. E o cardápio fica assim, um dia arroz amarelinho, no outro arroz vermelhinho, no outro arroz verdinho e no outro arroz branquinho. 

De-lí-cia!!!

Reeducação Alimentar divina

Microsoft Office
Enquanto estou montando um cardápio vou lembrando que em 1800 e vovó mocinha (rsrs), eu era magrinha, magrinha e alta (vara de tirar cajú, rsrs). Vivia tomando remédio para abrir o apetite (meus pais), tomando chás, etc. Para alegria deles comecei a engordar.

Um belo dia levei um susto, estava pesando quase 100k. Quase entrei em pânico! Naquela época eu não lia revistas, não sabia nada sobre dieta (não conhecia ninguém que fizesse), minhas colegas gordas não se preocupavam com essa condição.

Eu não me aceitava com aquele corpo. Meus pais sim, só para contrariar. Creio eu, que por inspiração divina, olhei de maneira diferente para o meu prato e fiquei assustada com a quantidade (eu comia em uma tigela, rsrs). Enquanto comia, fiquei pensando: como reduzir a quantidade de comida? Como voltar a me satisfazer com uma porção em um prato raso?

No dia seguinte, insisto em dizer que fui ajudada por Deus, comecei a anotar tudo o que eu comia e a quantidade. O meu pensamento era, anotar tudo, para começar a reduzir a quantidade. Fiz isso por uma semana, aos poucos comecei a diminuir a quantidade de alimentos.

Não fui radical, esse processo foi muuuito lento! Às 10:00h continuei com o lanche que davam na escola, mingau de aveia, milho, mugunzá, nescau, pão com manteiga, ... . Às 15:00h eu estava em casa, a merenda era sempre fruta (laranja, tangerina, maçã, banana ou manga).

Depois de alguns longos meses, passei da tigela para o prato fundo (rsrs). E do prato fundo para o raso, foi mais rápido e mais fácil. Graças a Deus! Meu peso variava na faixa de 46 a 48 kilos. Engravidei depois de uns 12 anos ou mais, engordei, com menos de seis meses estava com o peso que tinha antes de engravidar (46 – 48 k). Durante todos esses anos, nunca me privei de nenhum tipo de alimento, aprendi a controlar a quantidade.

Agora com a menopausa é que estou com 54k. Não estou gorda, estou na faixa, tenho 1,70m. Mais preciso continuar me cuidando pois essa fase é a pior, se vacilar, engorda meeeeesmo! (rsrs)

Fui orientada por Deus para fazer reeducação alimentar, naquela época eu nem sabia o que era isso! Aliás, não lembro de ter ouvido, nem lido nada sobre esse assunto naquela época. 


Deus cuida de cada um de nós de forma especial.